Profissionais que investem em especialização podem ter salários 66% maiores

Profissionais que investem em especialização podem ter salários 66% maiores

Veja a diferença entre MBA e pós-graduação e saiba qual se encaixa melhor no seu perfil

Um dos primeiros passos para buscar qualificação no mercado de trabalho é entender a diferença entre os cursos de nível superior disponíveis. Muita gente tem dúvida sobre as os cursos de pós-graduação, especialização e MBA. Fato é que todas as opções contribuem para uma melhor colocação profissional. O diploma do ensino superior já não é mais ponto final na vida acadêmica. Tornou-se pré-requisito básico para contratações. As empresas e profissionais querem ir além.

Para quem almeja aumento salarial no mercado de trabalho, investir em uma pós-graduação é a decisão certa. De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissionais pós-graduados recebem cerca de 66% a mais do que seus colegas que possuem somente graduação. Ter uma especialização aumenta em torno de R$ 1.800,00 no salário, sendo que, em algumas carreiras, esse valor pode ser triplicado.

As especializações têm sido uma alternativa para manter-se atualizado e com um currículo diferenciado. No Brasil, todos os cursos superiores que têm como pré-requisito uma graduação, são considerados pós-graduação. São eles: especialização, MBA, mestrado ou doutorado. É fundamental que o estudante saiba diferenciar as opções para realizar um curso que atenda às suas necessidades e interesses profissionais. Caso contrário, a formação pode não atingir os resultados esperados.

Para tomar uma decisão mais assertiva, é importante saber o que propõe cada um dos cursos de especialização e como eles podem auxiliar no crescimento e desenvolvimento de carreira.

O que é MBA?
Sigla em inglês para Master in Business Administration, o MBA é um curso que surgiu nas universidades estrangeiras e foi agregado nas instituições de ensino superior brasileiras pela sua capacidade de auxiliar os diversos profissionais no desenvolvimento de habilidades. Voltado para quem já concluiu a graduação e está em busca de qualificação, o MBA é uma pós-graduação, porém, seu diferencial é o foco nas áreas de gestão e negócios.

Ao longo dos cursos de MBA são abordados conteúdos que possibilitam ao profissional desenvolver habilidades de liderança e gestão, seja de pessoas, financeira ou de marketing. É uma ótima oportunidade para o profissional atualizar o currículo, ampliar os conhecimentos e ter a base necessária para conquistar melhorias nos negócios já que a sua grade curricular possui muitas atividades.

O foco não está na teoria, mas na abordagem prática de determinados aspectos da profissão. Por esse motivo, a metodologia de ensino inclui a utilização de casos reais com objetivo de estimular a busca por soluções inovadoras. Eles são estimulados a sair da zona de conforto e a pensar 'fora da caixa'. As questões abordadas não possuem uma resposta certa, mas há coerência na aplicação das técnicas estudadas para que os objetivos sejam alcançados.

O que é Pós-graduação?
Após conseguir o diploma do ensino superior, é possível dar continuidade aos estudos através de uma pós-graduação. Ela engloba os cursos de mestrado, doutorado, especialização e até mesmo o MBA. Geralmente, a pós-graduação é dividida em dois tipos: lato sensu e stricto sensu e pode durar de um a quatro anos, a depender do tipo de curso e da grade curricular.

No caso da pós-graduação stricto sensu, os cursos têm como objetivo preparar os profissionais para lidar com pesquisas e docência. Esta modalidade inclui os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O mestrado possui duração média de dois anos enquanto o doutorado é realizado em um período de quatro anos. A pós stricto sensu é mais teórica, envolve debates, pesquisa, revisão bibliográfica e apresentação de uma tese ao final do curso.
Já no curso lato sensu, o intuito é a qualificação para uma área de especialização específica, visto que a graduação costuma ser mais generalista. Um exemplo é o curso de Direito, que pode ter pós-graduação em Direito Penal, Direito Ambiental, etc. A pós-graduação lato sensu abrange o MBA e as demais especializações em diferentes áreas do conhecimento. A diferença é que o MBA é focado em gestão e negócios e a especialização é mais abrangente, com formações em campos diversificados.

Fonte: R7 Educação


Imprimir