A importância de fazer um MBA?

A importância de fazer um MBA?

Blog Acessos: 497

Se você já fez sua faculdade, mas ainda quer continuar a estudar para ganhar mais experiência e visibilidade no mercado de trabalho, talvez seja a hora de escolher uma pós-graduação. Mas, afinal, será melhor optar por uma especialização ou um MBA?

A especialização é voltada para quem tem vontade de complementar seu conhecimento em áreas específicas. Já o MBA é mais indicado para profissionais que procuram por um cargo de gestão ou executivo na empresa que trabalham ou querem iniciar seu próprio negócio.

De acordo com Alessandra Costenaro Maciel, Diretora de Comunicação da Anamba (Associação Nacional de MBA), além de saber qual a pretensão do estudante ao escolher o seu curso, é necessário analisar também a sua trajetória. “O MBA é um curso mais ‘encorpado’, que se dirige às pessoas que estão mais interessadas na área de gestão, corporativa ou ocupam cargos de diretores ou CEOs. Já a especialização é mais direcionada a estudantes que não têm experiência prévia em empresas.”

Outra característica de quem está cursando um MBA é que essa pessoa, geralmente, já tem uma experiência profissional prévia, o que lhe dá uma visão mais madura do mercado de trabalho e da carreira que deseja traçar.

Segundo a especialista, uma pesquisa realizada pela consultoria britânica Hays aponta que a idade das pessoas que procuram por esse tipo de pós-graduação gira em torno de 31 a 40 anos. “Como esse é um curso mais homogêneo no sentido de requerer conhecimentos prévios sobre o assunto estudado, é preferível que o aluno não chegue tão ‘cru’. Ou seja, que ele não comece o curso sem ter experiência, principalmente na área prática”, afirma Alessandra.

Um estudo realizado pelo Conselho de MBA Executivos (o Executive MBA Council – EMBAC), em 2014, aponta que um pouco mais de 40% dos profissionais que realizaram um MBA receberam uma promoção no trabalho depois de fazer o curso. Outros 53% afirmaram ter assumido novas responsabilidades.

“O MBA capacita o profissional com conhecimentos teóricos e ferramentas para que ele consiga uma ascensão profissional por meio de uma promoção dentro da empresa”, analisa Alessandra.

No Brasil, os profissionais costumam receber conforme o seu conhecimento e experiência na área e, se o seu aprendizado é maior, o seu salário também pode aumentar.

Segundo a especialista, além da questão salarial, é importante também ter em mente que o curso trará muito contato com outros profissionais da mesma área.

Ou seja, com maior conhecimento, mais contato na área, uma prática maior e uma carreira voltada para atingir um cargo de liderança, não tem como não dar aquela guinada tão esperada em seu caminho profissional, não é mesmo?

Bem, agora você tem todas as informações necessárias para escolher o seu MBA! Que tal, dar uma olhada nos nossos cursos, temos 8 opções entre as áreas de Tecnologia da Informação e Gestão Comercial, cursos altamente qualificados no mercado. 

Estamos com inscrições abertas para as turmas de junho de 2021.

Imprimir